Telefone: (27) 99777-2514 - Vivo ou (027) 98117-2483 Tim
E-mail :
adventistasguandu@gmail.com
Cultos: Domingos às 19:30Hs | Quartas-Feiras às 19:30Hs | Sábados às 09:00Hs

Read Offline:

Estrutura Organizacional

A Igreja Adventista do Sétimo Dia é regida por uma forma de democracia e é organizada com uma estrutura hierárquica bem definida, que concede poderes e responsabilidades a representantes e oficiais. 

Cinco níveis definem a estrutura da Igreja, desde o membro individual até a organização mundial:

Igreja local ou Grupo

É o nível de fundação da estrutura organizacional e o “rosto” público da denominação. Todo adventista batizado é membro da igreja mundial e de uma igreja local e tem poder de voto dentro dessa igreja. Cada igreja local possui uma comissão administrativa voluntária, escolhida anualmente pela própria igreja, que dirige os planos e atividades da igreja local. A organização de diversas igrejas locais sob a jurisdição de um pastor é chamada de distrito. Toda igreja local pertence a algum distrito. Os distritos variam em número de igrejas, mas suas igrejas locais são unidas teologicamente, além de possuirem estratégias e planos evangelisticos em parceria para uma determinada localidade em curto e médio prazo. A união de vários distritos formam uma Missão/Associação.

Missão ou Associação local

Acima da igreja local fica a missão/associação local. Essa parte da estrutura administra a organização e fundação de igrejas locais em estados, províncias ou territórios. A missão/associação é responsável por nomear os ministros, comprar terras para igreja, ajudar nas construção de templos, organizar a distribuição dos dízimos e ofertas, e fazer os pagamentos aos pastores, obreiros e funcionários da igreja. A Missão geralmente compõe uma faixa territorial menor e não possui meios financeiros de se manter sozinha. A Associação, contudo, pode compreender parte de um estado, província ou território maior, e possui meios financeiros para sua manutenção e ainda ajudar às missões. A organização de várias Missões e Associações forma a União.

União

Acima da associação/missão local fica a União, que incorpora um conjunto de associações/missões locais dentro de um território mais vasto. A União pode ser formada por vários estados, províncias e territórios. A mesma traça a organização da igreja para determinada localidade, planos evangelísticos a médio e longo prazo, organizações humanitárias a atende às necessidades das associações, missões e distritos. A União de várias "Uniões" forma a Divisão.

Divisão

Acima da União está a Divisão. A Divisão é formada por vários países e possui presidentes que coordenam todos os departamentos da igreja de forma continental. A Divisão traça metas quinquenais, estabelece escolas, universidades, hospitais, publicadoras, centros de mídia (TV, Rádio e Internet), planos de penetração em locais sem presença adventista, treinamentos, evangelismos em massa em metropoles ou países, escolhe os líderes de cada União, Associação e Missão, envia missionários, e promove os eventos gigantescos da igreja. Ao todo existem 13 Divisões em todo o planeta que abrangem 206 países em todo o mundo.

Associação Geral

O nível mais alto de hierarquia dentro da estrutura da igreja é a Associação Geral, que é a autoridade máxima da igreja e tem a última palavra em matéria de conjectura, doutrina, e questões administrativas. Ela é encabeçada por um presidente, que atualmente é o Pastor americano Ted Wilson, cerca de 10 vice-presidentes, secretários e tesoureiros, além dos presidentes de todos os departamentos e ministérios da igreja a nível mundial e seus respectivos secretários. Os líderes das Divisões, Uniões, Associações, Missões, delegados de algumas igrejas locais e membros leigos reúnem-se a cada 5 anos e escolhem os líderes da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia por voto democrático nas sessões da Conferência Geral. A Associação Geral é responsável por todos os recursos financeiros, envio de ofertas para missões evangelísticas, construção de templos, formação, treinamento e envio de missionários para países sem presença adventista, missões evangelísticas globais, além de se responsabilizar pela unidade administrativa e doutrinária da igreja, combatendo heresias, movimentos independentes ou ministérios que possam de alguma maneira minar a unidade adventista. A sede da Associação Geral fica localizada em Washington - USA.

Cada nível reflete um processo democrático de formação e eleição. Igrejas locais elegem os seus próprios oficiais. Estas mesmas Igrejas elegem delegações para as eleições nas Associações ou Missões, que ocorrem a cada dois ou três anos. Um processo semelhante ocorre nas sessões das Uniões, Divisões e da Associação Geral.

Dentro destes cinco níveis a Igreja opera várias Instituições. Em todo mundo, os Adventistas servem às comunidades serviços dos mais diversificados possíveis procurando sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas. Educação, saúde e outras áreas afins são prioridades.

 

As divisões da igreja Adventista no mundo

 América do Sul: Sede administrativa para a América do Sul.  

  
  
 
  
  
  
  
  
  
 

As uniões da igreja Adventita no Brasil

 
Read Offline:

Comentários no Facebook